Extensão 4 | Liderança Ética nas Comunidades
Uma Aula para Transformar
Curso: Administração (Grade a partir de 2023.2)
Coordenação: Prof. Dr. Clesio Landini
Elaboração: Prof. Me. Márcio Moreno
Carga Horária: 50 horas
Disciplina Âncora: Gestão de Pessoas (GP)
Introdução
Esta atividade de extensão é destinada às turmas do Curso de Administração, integrando os conteúdos da disciplina Gestão de Pessoas (GP).
Os alunos irão interagir com grupos e espaços da sua comunidade — como escolas, igrejas, associações de bairro, vizinhanças, coletivos locais ou grupos informais — para mapear como valores humanos fundamentais (respeito, empatia, comunicação, colaboração, civilidade, ética) se manifestam na convivência diária.
A proposta consiste em observar comportamentos, identificar desafios de convivência e conduzir uma pequena intervenção positiva, promovendo reflexão e diálogo entre os participantes.
Ao final, os alunos produzirão um Relatório de Diagnóstico + Propostas de Melhoria, contendo evidências, análise e sugestões práticas que possam fortalecer as relações humanas no grupo analisado.
É uma ação simples, com forte impacto social, grande valor formativo e total aderência aos princípios extensionistas da universidade.
OBJETIVO DA ATIVIDADE
- Aplicar conceitos fundamentais da Gestão de Pessoas, como ética, comunicação, empatia, liderança, clima organizacional e valores humanos.
- Desenvolver habilidades de observação, escuta ativa, mediação, análise crítica e elaboração de diagnósticos sociais.
- Estimular práticas de convivência positiva e fortalecimento de comportamentos éticos na comunidade.
- Aproximar os estudantes da realidade social, promovendo impacto humano e extensionista através de intervenções leves e construtivas.
Aplicação da Atividade de Extensão
1. Formação das equipes – também pode ser aplicada individualmente
- Grupos de 3 a 5 estudantes.
2. Escolha de um grupo comunitário
O aluno (ou a equipe) deve escolher um ambiente real de convivência, como:
- igreja, grupo de jovens, célula ou pastoral
- escola (sala, reforço, grupo de pais)
- associação de bairro
- vizinhança
- grupo de dança, capoeira, artesanato, escoteiros
- espaço de convivência no condomínio
- ONG, projeto social ou coletivo local
De preferência locais próximos ao campus ou residência dos alunos.
3. Observação estruturada (diagnóstico inicial)
Os alunos devem observar como os valores humanos são — ou não — praticados no grupo.
Exemplos de indicadores:
- Há comunicação clara entre as pessoas?
- Os participantes demonstram respeito e escuta?
- Os conflitos são tratados com diálogo ou ignorados?
- Há colaboração e apoio mútuo?
- Existem comportamentos que fragilizam a convivência?
- O clima geral é acolhedor, neutro ou tenso?
A observação deve ser registrada em anotações.
4. Conversa guiada / Mini intervenção positiva
O aluno facilitará uma breve atividade com o grupo, podendo usar:
- roda rápida de conversa
- dinâmica dos “3 valores em comum”
- frase inspiradora sobre ética e convivência
- exercício de “uma atitude que posso melhorar”
- reflexão sobre respeito e comunicação
O objetivo é gerar consciência, diálogo e fortalecimento de valores humanos.
5. Relatório de diagnóstico (produto final da extensão)
O relatório deve conter:
- Identificação do grupo/comunidade
- Descrição do ambiente observado
- Evidências de convivência positiva
- Desafios identificados
- Análise com base em valores de Gestão de Pessoas
- Propostas de melhoria simples e aplicáveis
- Reflexão do aluno sobre a experiência
- Registro fotográfico
6. Devolutiva para a comunidade
Formato simples:
- Apresentação oral de 5 a 10 minutos, explicando os principais pontos
A devolutiva reforça o caráter extensionista e estimula ações concretas.
7. Material de apoio para os estudantes
Para facilitar a execução desta atividade, você pode baixar vários materiais de apoio.
Como essa atividade deve ser postada
Passo 1. Na Área do(a) aluno(a), selecione a opção Atividades Complementares e de Extensão.

Passo 2. Selecione Atividades de Extensão – Sempre verifique o período de entrega.

Passo 3. Selecione “Enviar atividade”

Passo 4. Selecione as opções corretamente, sem isso a atividade não será validada.
– Áreas temáticas e Projetos: Selecionar – TRABALHO, ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO – DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO.
– Ação: Selecionar – CAPACITAÇÃO OU TRENAMENTO
– Relatório Sintese: Digite um breve resumo de como foi a sua experiência com a atividade.
– Anexar arquivos (OBRIGATÓRIOS):
—–Foto do momento da coleta de dados / orientação
—–Foto do relatório pronto

Exemplos de comprovantes


