Extensão 4 | Liderança Ética nas Comunidades

Uma Aula para Transformar

Curso: Administração (Grade a partir de 2023.2)

Coordenação: Prof. Dr. Clesio Landini
Elaboração: Prof. Me. Márcio Moreno

Carga Horária: 50 horas
Disciplina Âncora: Gestão de Pessoas (GP)

Introdução

Esta atividade de extensão é destinada às turmas do Curso de Administração, integrando os conteúdos da disciplina Gestão de Pessoas (GP).

Os alunos irão interagir com grupos e espaços da sua comunidade — como escolas, igrejas, associações de bairro, vizinhanças, coletivos locais ou grupos informais — para mapear como valores humanos fundamentais (respeito, empatia, comunicação, colaboração, civilidade, ética) se manifestam na convivência diária.

A proposta consiste em observar comportamentos, identificar desafios de convivência e conduzir uma pequena intervenção positiva, promovendo reflexão e diálogo entre os participantes.

Ao final, os alunos produzirão um Relatório de Diagnóstico + Propostas de Melhoria, contendo evidências, análise e sugestões práticas que possam fortalecer as relações humanas no grupo analisado.

É uma ação simples, com forte impacto social, grande valor formativo e total aderência aos princípios extensionistas da universidade.

OBJETIVO DA ATIVIDADE

  • Aplicar conceitos fundamentais da Gestão de Pessoas, como ética, comunicação, empatia, liderança, clima organizacional e valores humanos.
  • Desenvolver habilidades de observação, escuta ativa, mediação, análise crítica e elaboração de diagnósticos sociais.
  • Estimular práticas de convivência positiva e fortalecimento de comportamentos éticos na comunidade.
  • Aproximar os estudantes da realidade social, promovendo impacto humano e extensionista através de intervenções leves e construtivas.

Aplicação da Atividade de Extensão

1. Formação das equipes – também pode ser aplicada individualmente

  • Grupos de 3 a 5 estudantes.

2. Escolha de um grupo comunitário

O aluno (ou a equipe) deve escolher um ambiente real de convivência, como:

  • igreja, grupo de jovens, célula ou pastoral
  • escola (sala, reforço, grupo de pais)
  • associação de bairro
  • vizinhança
  • grupo de dança, capoeira, artesanato, escoteiros
  • espaço de convivência no condomínio
  • ONG, projeto social ou coletivo local

De preferência locais próximos ao campus ou residência dos alunos.

3. Observação estruturada (diagnóstico inicial)

Os alunos devem observar como os valores humanos são — ou não — praticados no grupo.
Exemplos de indicadores:

  • Há comunicação clara entre as pessoas?
  • Os participantes demonstram respeito e escuta?
  • Os conflitos são tratados com diálogo ou ignorados?
  • Há colaboração e apoio mútuo?
  • Existem comportamentos que fragilizam a convivência?
  • O clima geral é acolhedor, neutro ou tenso?

A observação deve ser registrada em anotações.

4. Conversa guiada / Mini intervenção positiva

O aluno facilitará uma breve atividade com o grupo, podendo usar:

  • roda rápida de conversa
  • dinâmica dos “3 valores em comum”
  • frase inspiradora sobre ética e convivência
  • exercício de “uma atitude que posso melhorar”
  • reflexão sobre respeito e comunicação

O objetivo é gerar consciência, diálogo e fortalecimento de valores humanos.

5. Relatório de diagnóstico (produto final da extensão)

O relatório deve conter:

  • Identificação do grupo/comunidade
  • Descrição do ambiente observado
  • Evidências de convivência positiva
  • Desafios identificados
  • Análise com base em valores de Gestão de Pessoas
  • Propostas de melhoria simples e aplicáveis
  • Reflexão do aluno sobre a experiência
  • Registro fotográfico

6. Devolutiva para a comunidade

Formato simples:

  • Apresentação oral de 5 a 10 minutos, explicando os principais pontos

A devolutiva reforça o caráter extensionista e estimula ações concretas.

7. Material de apoio para os estudantes

Para facilitar a execução desta atividade, você pode baixar vários materiais de apoio.


Como essa atividade deve ser postada

Passo 1. Na Área do(a) aluno(a), selecione a opção Atividades Complementares e de Extensão.

Passo 2. Selecione Atividades de Extensão – Sempre verifique o período de entrega.

Passo 3. Selecione “Enviar atividade”

Passo 4. Selecione as opções corretamente, sem isso a atividade não será validada.
Áreas temáticas e Projetos: Selecionar – TRABALHO, ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO – DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO.
Ação: Selecionar – CAPACITAÇÃO OU TRENAMENTO
Relatório Sintese: Digite um breve resumo de como foi a sua experiência com a atividade.
Anexar arquivos (OBRIGATÓRIOS):
—–Foto do momento da coleta de dados / orientação
—–Foto do relatório pronto

Exemplos de comprovantes

Botão Voltar ao topo