Extensão 6 | Teorias da Administração na Vida Real

Curso: Administração (Grade a partir de 2023.2)

Coordenação: Prof. Dr. Clesio Landini
Elaboração: Prof. Dr. Clesio Landini

Carga Horária: 50 horas
Disciplina Âncora: Evolução do Pensamento Adminisgtrativo (EPA)

Introdução

Esta atividade de extensão é destinada às turmas do Curso de Administração, integrando os conteúdos da disciplina Evolução do Pensamento Administativo (EPA). Os alunos do Curso de Ciencias Contábeis quando juntos com a turma de Aministração, podem realizar esta mesma atividade.

Os alunos irão visitar pequenos negócios locais (comércio, prestadores de serviço ou microempresas próximas ao campus) para mapear como as teorias administrativas estudadas ao longo da disciplina se manifestam – ou não – na prática.
Depois, produzirão um Relatório de Diagnóstico + Proposta de Melhoria, apresentando para os empreendedores.

É uma ação simples, de impacto real, com forte aderência universitária e grande valor formativo.

OBJETIVO DA ATIVIDADE

  • Aplicar conceitos das escolas administrativas (Clássica, Científica, Relações Humanas, Sistêmica, Estruturalista etc.)
  • Desenvolver senso crítico, pensamento sistêmico e capacidade de diagnóstico — competências presentes no plano de ensino.
  • Aproximar os estudantes do ecossistema local, promovendo impacto social e extensionista.

Aplicação da Atividade de Extensão

1. Formação das equipes – também pode ser aplicada individualmente

  • Grupos de 3 a 5 estudantes.

2. Escolha de um pequeno negócio

  • Pode ser:
    • salão de beleza
    • lanchonete
    • oficina mecânica
    • pet shop
    • loja de roupas
    • papelaria
    • prestador de serviços independente (ex: manicure)
  • De preferência empreendimentos próximos ao campus ou residência dos alunos.

3. Entrevista estruturada

As equipes entrevistam o responsável do negócio usando perguntas conectadas às teorias da ADM, por exemplo:

  • Como organiza as rotinas? (Clássica / Científica)
  • Como treina a equipe? (Relações Humanas)
  • A empresa tem regras formais? (Burocrática)
  • Como lida com motivação e comportamento? (Comportamental)
  • Como toma decisões? (Teoria Quantitativa / Matemática)
  • Como adapta processos quando o mercado muda? (Contingencial)
  • Olha a empresa como um sistema interdependente? (Teoria de Sistemas)

4. Observação do ambiente

Os alunos analisam layout, fluxo de trabalho, tempo de atendimento, organização, liderança, comunicação, canais de informação, etc.

5. Relatório de diagnóstico (produto final da extensão)

O relatório deve conter:

  1. Identificação do negócio
  2. Descrição breve das rotinas
  3. Tabela de análise: quais teorias aparecem e como aparecem
  4. Problemas identificados
  5. Propostas de melhorias simples, fundamentadas nas teorias estudadas
  6. Feedback do empreendedor (opcional)

6. Devolutiva para o empreendedor

Formato simples:

  • Apresentação oral de 10 minutos
    ou
  • Envio do PDF com sugestões

Isso cria impacto e reforça o caráter extensionista.

Como essa atividade deve ser postada

Passo 1. Na Área do(a) aluno(a), selecione a opção Atividades Complementares e de Extensão.

Passo 2. Selecione Atividades de Extensão – Sempre verifique o período de entrega.

Passo 3. Selecione “Enviar atividade”

Passo 4. Selecione as opções corretamente, sem isso a atividade não será validada.
Áreas temáticas e Projetos: Selecionar – TRABALHO, ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO – DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO.
Ação: Selecionar – CAPACITAÇÃO OU TRENAMENTO
Relatório Sintese: Digite um breve resumo de como foi a sua experiência com a atividade.
Anexar arquivos (OBRIGATÓRIOS):
—–Foto do momento da coleta de dados / orientação
—–Foto do curriculo pronto

Exemplos de comprovantes

Botão Voltar ao topo